Com os ataques de ransomware ficando cada vez mais populares e não se restringindo apenas à indústria e grandes empresas, a Cigent e a Phison decidiram disponibilizar seus SSDs com proteção para o público em geral. Os novos drives Secure SSD K2 e Secure SSD Denali trazem proteção para dados sensíveis diretamente no hardware.

Essa proteção é muito bem-vinda porque ataques de ransomware têm uma diferença fundamental em relação a outros vírus e malware menos nocivos: muitas vezes eles travam o sistema antes de serem detectados, e o usuário não tem a oportunidade de salvar arquivos importantes antes de ser tarde demais.

Tendo proteção diretamente no hardware, os SSDs da Cigent baseados no controlador PS5012-E12DC da Phison podem proteger os dados automaticamente assim que detectam um indicativo de um ataque de ransomware. O usuário pode ainda usar o Dual Mode dos drives, dividindo o SSD numa unidade normal e uma unidade protegida, sempre inacessível para os ataques.

A família de produtos Cigent Secure SSD foi desenvolvida pelo time de experts em recuperação de dados e cibersegurança da Cigent trabalhando em cooperação próxima com os experts em armazenamento de ponta da Phison. Esses times combinados desenvolveram soluções de proteção de dados holística com a segurança embutida, tornando virtualmente impossível que dados e aplicativos críticos sejam acessados por fontes não autorizadas. Segurança apenas em software é muitas vezes facilmente burlada, mas nosso armazenamento multi-patenteado, com várias camadas e que se defente sozinho pode tornar dados críticos completamente inacessíveis e literalmente invisíveis para adversários, dando aos consumidores paz de espírito de que seus dados sensíveis estão armazenados em segurança e protegidos.

Os SSD K2 Secure vêm nas configurações de 480GB, 1TB ou 2TB e os valores começam nos US$ 299, pelos modelos de 480GB. Os preços para os SSD Denali não foram divulgados ainda, porque eles chegarão ao mercado daqui a alguns meses.