Estudo da FindUP com 140 grandes empresas brasileiras aponta que bancos, tecnologia e varejo lideram solicitações
Foto: Shutterstock
O número de chamados remotos para a realização da manutenção em equipamentos de TI, incluindo computadores, notebooks e infraestrutura de operação nas corporações, aumentou em 166% no primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram coletados pela FindUP, com base em chamados feitos por 142 companhias brasileiras no período.
São empresas dos segmentos financeiro, tecnologia, varejo, alimentos, entre outros. Segundo a companhia, o número é reflexo direto da retomada geral das atividades econômicas em 2022, e da necessidade de suporte técnico rápido na área de TI para anular riscos de parada da operação em um momento de retomada.
O estudo também revela que o número de atendimentos remotos em TI foi 66,67% superior ao de presenciais.
Setor bancário lidera
Responsável por 52,70% das solicitações, o setor bancário lidera com folga a demanda pelos serviços. Segundo Fábio Freire, CEO da FindUP, o setor lidera porque ao longo da pandemia criou e disponibilizou muitos novos serviços financeiros. “Isso fez com que eles passassem a investir em soluções para diminuir as instabilidades dos sistemas”, diz.
A área de tecnologia foi responsável por 18,94% dos chamados entre janeiro e junho deste ano. Segundo Freire, os números são impulsionados pela alta demanda das empresas para a criação de softwares ou implantação de novos serviços em suas operações. O segmento varejista (18,30%) aparece em terceiro.