Mapear infraestrutura de TI da sua empresa significa fazer o levantamento e análise dos serviços de TI disponíveis para suportar os processos de negócio, a infraestrutura de TI existente e seu grau de aderência aos requisitos de continuidade da empresa.
Pensamos arquiteturas de sistemas de forma customizada, para diminuir vulnerabilidades e melhorar a performance e o aproveitamento dos recursos, trazendo, portanto, uma melhor relação entre custo e benefício nos investimentos realizados em TI.
Com estas informações, as decisões de investimentos em tecnologia podem ser tomadas com maior assertividade, e podemos prover orientação prática visando retorno do capital investido a partir do bom funcionamento de sistemas e aplicações.
Efetuamos primeiro o inventário de tecnologia e, em seguida, fazemos uma análise para identificar os pontos críticos que podem prejudicar o bom funcionamento da infraestrutura disponível.
Confira, em linhas gerais, as etapas de nosso trabalho:
Levantamento de Ambiente
Efetuamos o levantamento inicial de hardware e software para conhecer o número exato de equipamentos a serem gerenciados, juntamente às características de cada um deles.
Todos os dispositivos são devidamente identificados para permitir maior agilidade no atendimento via ordem de serviço ou, ainda, para desenvolvermos projetos de atualização ou substituição, havendo indicação e disponibilidade de investimento.
Mapeamos os pontos críticos que podem prejudicar a produtividade da empresa e dos usuários.
Os objetos analisados nesta etapa são: rede de dados, estações de trabalho juntamente aos softwares utilizados, servidores, seus sistemas e processos de negócio relacionados.
Plano de Recomendações
Uma listagem bem mapeada e classificada de acordo com os grandes temas da gestão da infraestrutura de TI.
Esta etapa traz a visão crítica do exame detalhado da infraestrutura de sua empresa em todas as suas dimensões. Assim, podemos juntos considerar, visualizar, identificar investimentos e priorizar cada item de forma clara e acessível a toda gestão da empresa.
Plano de Ação
Nesta etapa, a partir de uma visão clara e negociada das necessidades e possibilidades, serão traduzidas as expectativas do negócio de sua empresa para ações concretas e efetivas no plano da TI.
Sarão adotadas todas as ações necessárias para garantir que todos os processos críticos de negócios sejam contemplados numa visão de continuidade, mantendo sempre foco no menor custo operacional possível, sem degradação da qualidade.
Os resultados de um projeto bem planejado podem ser notados tanto em termos financeiros como na qualidade de serviços nas soluções apresentadas para execução.
Implementação
Seja apoiando a TI local de sua empresa ou provendo todos os meios e pessoas necessárias, o plano de ação ganha vida nesta etapa.
Todos os ingredientes identificados no plano de ação serão postos juntos, na ordem certa, de forma a garantir a integração de novas tecnologias ou a revisão e consolidação das já existentes. Funcionários, fornecedores, empresas terceirizadas e produtos serão integrados de forma a viabilizar a integração de seu negócio à tecnologia necessária.
São resultados do mapeamento de infraestrutura:
- Estratégias de mitigação dos riscos com foco em ameaças de interrupção reais no ambiente operacional;
- Organização e permissão de pastas no servidor, controlando o que cada departamento pode acessar;
- Desenho compreensivo da operação de sua infraestrutura de TI;
- Planejamento estratégico dos investimentos para execução das recomendações contidas no plano;
- Documentação e treinamento de todos os procedimentos de contingência e continuidade;
- Planos de testes de contingência.
Para saber mais sobre este serviço e entender como este mapeamento é disponibilizado para o cliente, entre em contato conosco via telefone ou pelo endereço aubratec@aubratec.com.br.